SIPAT. O que é? Por que ela é obrigatória nas empresas? Como usá-la a seu favor?

bem-estar-1040x693

Você sabe o que é a SIPAT? Entenda melhor porque ela é obrigatória nas empresas e como você pode usá-la a favor do seu ambiente de trabalho.

SIPAT. O que é e quais objetivos?
A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, onde as empresa organizam uma semana toda voltada a conscientização sobre os atos que garantem uma boa segurança durante o serviço. Quando falamos de Prevenção de Acidentes, também colocamos em pauta a questão das doenças no trabalho, como por exemplo, pessoas que trabalham mexendo o tempo todo no computador podem vir a ter tendinite e outros problemas que podem ser amenizados com alongamento e postura correta.  

O principal objetivo é de conscientização e estimular gestores a reverem práticas do cotidiano e consequentemente trazer boas ações durante o trabalho.

Por que ela é obrigatória das empresas?
Nos anos 70, com o aumento avassalador das indústrias, começou também a aumentar os casos de acidentes de trabalho, com isso, começou-se a acontecer uma Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes no Trabalho (CANPAT). Em 78 a Norma Regulamentadora começou a informar os atributos necessários para a formação da CIPA, Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, e da realização da SIPAT, tendo que ocorrer a semana uma vez ao ano.

A obrigatoriedade vem justamente para prevenir esses aumentos de acidente e também para garantir um maior bem estar para os funcionários.

Como usá-la a seu favor?
A SIPAT é uma ótima forma de garantir o bem estar de toda a equipe. Uma equipe motivada que percebe o cuidado por parte de seus gestores e contratantes, é uma equipe mais engajada com vontade de fazer as coisas acontecerem.

Isso é bom não só para o colaborador, como para a empresa que ganhará o respeito e cuidado de seus funcionários. Sem contar que evitará acidentes de trabalho e também doenças provocadas por algum serviço executado, refletindo em menos licenças e faltas por doenças estimuladas pelo serviços prestados.

Sua empresa já possui a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho? Não deixe de implementar e além de ficar dentro da lei, você também perceberá a diferença no comportamento e cotidiano de seus colaboradores.

Nós, da Equilibrar oferecemos aos parceiros a possibilidade de realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), com todo o auxílio necessário, e também de participação em eventos, com os seguintes serviços:

  • Acolhimento nutricional;
  • Blitz educativa;
  • Circuito Saúde – Medição individual dos principais índices de saúde;
  • Fitness Day;
  • Ginástica Laboral;
  • Intervenções teatrais;
  • Massoterapia corporativa;
  • Palestras;
  • Saúde Bucal;
  • Saúde Ocular.

Achou interessante? Entre em contato conosco e obtenha mais informações sobre o evento e mude a saúde de sua empresa.

Gostou desse artigo? Curta e compartilhe com quem você conhece e que precisa entender mais sobre esse evento. Caso haja alguma dúvida, entre em contato conosco, será um prazer te ajudar. E não se esqueça de nos seguir nas redes sociais e ficar de olho em nosso blog, sempre teremos novidades.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta