População envelhecendo. Sua empresa está pronta para contratar esses profissionais?

Capa-blog-post

A população brasileira teve um aumento na expectativa de vida em 3 meses e 11 dias de 2016 para 2017. Os homens que antes viviam em média até os 71 anos, hoje passam a viver até os 72, e as mulheres que viviam até os 78 anos agora passam a usufruir da vida até 79, em média.

Com tanta vitalidade, está se tornando comum profissionais que retornam ao mercado de trabalho ou permanecendo nele por mais tempo, mesmo estando aposentados. E a tendência para os próximos anos é que esse cenário se estabilize cada vez mais.

Mas agora a pergunta que não quer calar: sua empresa está pronta para contratar e garantir qualidade de vida para este profissional?

Aumento da expectativa de vida e o impacto no mercado

A bagagem de conhecimento adquirida pelo profissional ao longo dos anos é uma valiosa ferramenta que pode ser compartilhada com toda a equipe

 

Estamos acostumados com o processo em que idosos, ao chegarem em determinada idade, aposentam e seguem suas vidas aproveitando o descanso merecido. Acontece que muitos idosos optam por trabalhar mais alguns anos, e as empresas estão tentando entender como isso pode funcionar bem.

O lado positivo é que essas pessoas têm uma bagagem gigante de conhecimento em determinados assuntos. Se a pessoa mexeu com contabilidade a vida toda, por exemplo, seu conhecimento de como realizar aquele trabalho é valioso para toda a equipe.

Uma coisa é certa, o conceito de velhice mudou faz tempo, agora está muito mais ligado à ideia de maturidade do que qualquer outra coisa. E atualmente, Idosos tendem a ser mais articulados, ativos e consumistas quando comparados à 3ª idade que víamos antigamente.

E engana-se quem pensa que essas pessoas ficaram no passado. De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 9 milhões acima de 55 anos estão conectados no Facebook. Isso só no Brasil.

E para manter o corpo e mente saudáveis ninguém pode ficar parado. Com base nisso uma pesquisa realizada pela Acad Brasil, Associação Brasileira de Academias, constatou que houve um aumento de 5% para 30% de pessoas com mais de 60 anos frequentando academias para se manter em dia. Isso trouxe uma movimentação gigantesca para o mercado fitness.

Segundo a Associação Brasileira de Academias, aumentou para 30% o número de pessoas com mais de 60 anos frequentando academias.

 

Falando em saúde, as empresas do agora precisam pensar na qualidade de vida dos funcionários para o futuro. Provavelmente você precisará dele alguns anos a mais e ele poderá acrescentar muito para o seu negócio, ainda mais com envelhecimento dessa geração conectada.

E como pensar no agora e refletir lá no futuro?

Saúde e bem-estar no trabalho

Proporcionar saúde e bem estar para seus colaboradores melhora o ambiente e também a disposição com que eles trabalham. E se a sua empresa não conscientizar seus funcionários sobre a importância de se conscientizar durante o trabalho, praticar esportes,  tomar água, ter uma postura adequada, cuidar da sua saúde mental e caminhar durante o expediente, a empresa e os colaboradores sofrerão antes mesmo da idade chegar.

Para continuar com colaboradores ativos e animados é bom investir em ergonomia e outras atividades para serem realizadas com sua equipe. Assim seu profissional corrigirá postura e hábitos negativos, tornando o ambiente mais saudável e feliz. Essa prática reduz muito as chances de uma doença ocupacional e aumenta a qualidade dos serviços realizados pelo seus colaboradores.

E aí, sua empresa está pronta para esse futuro?

Ah, que tal fazer um time de futebol por aí? Ou tirar um tempinho da segunda para uma massagem em seus funcionários, hem?

Se seguir nossas dicas, depois vem nos contar como foi 🙂

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta