ERGONOMIA DE RESULTADOS

Acreditamos que a Ergonomia é muito mais do que documentos complicados que acabam indo parar numa gaveta.

A Ergonomia de Resultados tem o foco em aumentar a produtividade, reduzindo o esforço físico e mental dos trabalhadores.


Com nossa metodologia participativa, o resultado é um trabalho mais prático, eficaz e com menor custo de implantação.


Temos infinitas possibilidades de ajudar você a transformar sua empresa. Aqui estão algumas delas:

ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um documento elaborado após o estudo dos fatores que podem impactar no desgaste físico e mental do trabalhadores. Mais do que mapear os riscos existentes, nossa missão é propor melhorias inteligentes com o menor custo possível.

Este é um dos principais serviços oferecidos pela Equilibrar. Respeitando as normas vigentes, nosso objetivo é apoiar a empresa no aumento da produtividade e, ainda, proporcionar conforto e segurança ao trabalhador.

Todas as análises são realizadas por equipe especializada em Ergonomia, que dispõem de softwares e equipamentos atualizados, calibrados e validados cientificamente.

Um dos diferenciais da Equilibrar é realizar uma Análise Ergonômica participativa, o que torna o trabalho mais prático, eficaz e com menor custo de implantação.

Neste modelo de trabalho, a empresa avaliada participa da construção do plano de ação, para que as melhorias sejam concretas e totalmente factíveis, tanto do ponto de vista ergonômico quanto pela viabilidade dos projetos/adequações.

A empresa pode optar pela emissão do Selo de Ergonomia: Quando identificamos postos de trabalho ou setores que estão 100% adequados às normas vigentes, emitimos o Selo de Ergonomia, que identifica postos ou locais de trabalho ergonomicamente seguros. O selo pode ter formato de troféu, adesivo, quadro ou formato personalizado de acordo com a escolha da empresa, identificando um local específico ou um setor

DIFERENCIAIS:

GESTÃO DE ERGONOMIA

Muito além de emitir o documento de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), a Gestão de Ergonomia na empresa é um diferencial para colher os melhores resultados.

Com um programa de gestão personalizado para a sua empresa, oferecemos todo tipo de assessoria para melhoria contínua, participativa, estratégica e ao mesmo tempo descomplicada.

Dentro do programa de gestão é possível optar por diversos serviços como: Implementação e gerenciamento do comitê de ergonomia, realização de censo ergonômico, intervenções nos postos de trabalho (movimentação de cargas, ajustes, orientações e etc), palestras e treinamentos, campanhas, acompanhamento e validação de melhorias, dentre outros.

PLANO DE PREVENÇÃO À FADIGA

Controlando as fadigas físicas e mentais, prevenimos doenças, acidentes e afastamentos.

PALESTRAS E TREINAMENTOS

Além do cumprimento dos requisitos legais (exigidos pela NR17), o grande foco do Treinamento de Ergonomia é formar uma equipe consciente e capaz de analisar, organizar e fazer pequenos ajustes em seu ambiente e posto de trabalho, promovendo melhora da qualidade de vida no trabalho e bem estar organizacional.
Nesta capacitação são oferecidas orientações ergonômicas personalizadas à empresa, de acordo com as atividades e postos de trabalho existentes e de maior relevância.
Realizado por um fisioterapeuta experiente e com competência técnica em ergonomia.
Tempo de duração de 40 a 60 minutos.
Obs.: Para esta atividade não é realizada análise ergonômica na empresa ou em funções, e sim um levantamento geral das funções exercidas e os principais riscos envolvidos.

ACESSORIA EM ACESSIBILIDADE

Tornar o ambiente de trabalho acessível vai muito além de olhar para rampas, portas e banheiros adaptados. A acessibilidade envolve AUTONOMIA, CONFORTO E SEGURANÇA para qualquer pessoa que esteja no ambiente.
Oferecemos uma consultoria especializada em Acessibilidade, Inclusão e Ergonomia, para apoiar a sua empresa e tornar o ambiente de trabalho mais acolhedor e funcional. Realizamos a avaliação dos ambientes da empresa, dos postos de trabalho ocupados por PcDs e postos de trabalho com potencial de inclusão.
Realizamos também a avaliação funcional da atividade e o Exame Cinesiológico Funcional dos trabalhadores, a fim de garantir a melhor indicação de posto de trabalho, atividade e direcionar as adequações de acordo com a necessidade de cada pessoa. Neste exame detectamos as limitações e os potenciais físicos do trabalhador.
Além de todo mapeamento, oferecemos também consultoria no programa de inclusão da empresa: Sugestões e acompanhamento de melhorias, palestras e orientações aos trabalhadores PcDs e colegas, construção do comitê de acessibilidade.
Com postos de trabalho devidamente adequados, atividades mapeadas e os potenciais dos trabalhadores evidenciados, conseguimos direcionar cada PcD ao trabalho mais indicado. Assim, a empresa ganha em produtividade, evita adoecimentos e consequentemente passivos trabalhistas. Já o trabalhador ganha AUTONOMIA, CONFORTO E SEGURANÇA, trabalha mais motivado e executa atividades de maior valor agregado.
Juntos podemos fazer a diferença na vida das pessoas e tornar a jornada do trabalhador na empresa uma experiência inesquecível.
Nossos serviços podem ser contratados de forma pontual ou em forma de programa, que inclui todas as etapas de avaliação da empresa e dos trabalhadores, até o acompanhamento de melhorias e formação do comitê de acessibilidade:
– Exame Cinesiológico Funcional (pré-admissional);
– Exame Cinesiológico Funcional (periódico);
– Avaliação Ambiental da empresa;
– Avaliação ergonômica/funcional dos postos de trabalho;
– Acompanhamento/validação de melhorias;
– Palestras e rodas de conversa (para gestores);
– Palestras e rodas de conversa (para PcDs e colegas);
– Capacitações para equipe de Saúde, Segurança, RH e afins;
– Formação do Comitê de Acessibilidade.

Um profissional irá retornar o contato brevemente.